E a água, como deve ser ?

- 10/24/2012

Oi gente, tudo bem? É sobre a água que vou falar hoje. Nós nos preocupamos tanto com produtos para cabelos, melhores shampoos, melhores máscaras...
Mas esquecemos de uma coisa muito importante em praticamente todas as etapas do tratamento...
A água!


Está presente no enxágue, na lavagem e também na composição dos produtos, mas hoje não vou falar sobre composição, vou falar especificamente sobre a água que usamos para lavar e enxaguar nossos cabelos.

Uma das maiores dúvidas é a respeito da temperatura, o ideal é que não ocorra choque térmico, logo a água não deve ser muito quente nem muito fria. A água muito fria prejudica a penetração dos ativos das máscaras nos cabelos. E a água muito quente acaba com a gordura que vem das glândulas sebáceas, logo o “couro cabeludo” entende que precisa produzir mais gordura, por isso sempre ouvimos dizer que quem tem cabelo oleoso deve evitar água muito quente.  E não pense você que a gordura é ruim não (claro que não em excesso), pelo contrário ela forma um filme nos fios, impedindo assim a perda de água de outros nutrientes.

Outro ponto importante é a pureza, a água deve ser o mais pura possível, o ideal seria água desmineralizada, destilada ou ainda filtrada em filtro de carvão ativado. É obvio que na nossa casa não vamos colocar um filtro de carvão ativado no chuveiro, muito menos um desmineralizador...

 Mas o ideal é que a água seja o mais pura possível. Em algumas cidades a água é dura, também chamada popularmente de água calcária, isso se dá em função das características do solo, uma água dura é uma água rica sais de magnésio e cálcio, esse tipo de resíduo se deposita nos fios, e impede que os ativos penetrem nos cabelos e ao longo de tempo os cabelos ficam ressecados. Existem no mercado alguns filtros para chuveiros em locais onde a água é calcária, é interessante a instalação desses filtros, e olha que eles não são muito caros não.

E água mineral?

Eu já vi gente que enxágua cabelo com água mineral e já ouvi falar se salões super chiques que finalizam o último enxágue com água mineral.
É um exagero. E acredite totalmente dispensável, afinal como eu disse ali em cima sais minerais incrustam nos fios e formam uma barreira que impede os nutrientes de penetrarem nos fios. E como sabemos a água mineral possui sais minerais.

Outro ponto importante, é que o enxágue seja abundante, os ativos das máscaras cumprem seu dever e devem ser retirados, precisam ser totalmente enxaguados, não há necessidade que eles fiquem depositados nos fios.

Um aspecto interessante também é sobre o jato de água fria no final do tratamento, esse jato apenas no final do tratamento ajuda no fechamento das cutículas, conferindo mais brilho aos cabelos.

Bom, espero que tenha sido útil qualquer duvida é só comentar!

Obrigada a todos, beijos e até a próxima!

p.s: Para escrever esse post, eu utilizei como principal fonte a revista Cabelos e cia. que fez uma matéria sobre a água. Como a revista é uma conceituada revista sobre cabelos eu julguei as informações como confiáveis. 
Porém caso alguém queria acrescentar algo, será muito bem vindo.



22 comentários:

Unknown on 24 de outubro de 2012 às 08:00 disse...

Carol vc arrasou neste post! Acho que a água super influencia os tratamentos dos cabelos. E realmente gosto da água filtrada, sempre achei besteira esse lance de água mineral e agora vc explicou tudinho! Bjs

CarolCanal on 24 de outubro de 2012 às 14:03 disse...

Xará, amei o post... Realmente quase ninguém fala de água, a gnt fala muito dos outros produtos e esquecemos doprincipal: água.

Bom, como meu couro cabeludo é muito oleoso eu tenho que evitar o máximo usar água quente, lavo sempre c ela bem morninha... O inverno aki da minha cidade é muuuuuito frio, aí ás vezes relaxo um pouco e uso a água bem quente, mas o cabelo já responde e seca todo arrepiado e a raiz fica 'pesada"....

Esse truque do jato de água fria no final da lavagem é ótimo... sempre que dá eu faço!

Beijokas

Ahhh, quero convidar vc e suas leitoras pra participarem do sorteio que tá rolando no meu blog tá Carol, passa lá:

http://contemrimel.blogspot.com.br/2012/10/2-sorteio-kit-de-beleza.html

Unknown on 24 de outubro de 2012 às 17:59 disse...

realmente a água é muito importante para nós e não damos valor :/

Unknown on 24 de outubro de 2012 às 18:43 disse...

Bom, acabei de enxaguar meu cabelo com água deionizada de osmose reversa (puríssima). Vamos ver ele seco como se comporta...volto aqui para comentar!

Mulher sem Photoshop on 24 de outubro de 2012 às 19:04 disse...

Carol, vou te contar uma coisa: uma amiga minha mandou instalar um filtro próprio no chuveiro dela, e ela me garantiu que faz toda a diferença! Já pensou que chique, tomar banho com essa água filtrada????

Bjo!

Lu Vilela

Vamos Bonitas on 24 de outubro de 2012 às 19:28 disse...

Post muito bem escrito, parabéns!
Muito curioso sobre a água mineral..pois já tinha visto gente falar super bem sobre ela..
E quanto a água fria no final..isso eu faço há anos..e tem uma diferença sim.
Beijos, flor!

PaulaDB (Paulinha) on 24 de outubro de 2012 às 19:31 disse...

Adorei o seu post, nota mil. Beijos ♥ :a

Vanessa on 24 de outubro de 2012 às 19:37 disse...

Oi carol! Otimo post. Eu vivo num lular pessimo p o cabelo . A agua é durissima ao ponto de calcificar inox, manchar peças plasticas e metalicas. Fora isso , no inverno o frio qdo fica na casa dos 10 graus, banho so com agua pelando... Enfim! Paciencia....

Erika Nasch on 24 de outubro de 2012 às 21:42 disse...

Carolzinha sempre arrazando, hein! ;) maravilha de post! Afinal, água é tudo né!! agora com relação á água mineral, vc já viu o vídeo do Dr.Lair Ribeiro falando sobre ela? Ela não é tão boa qto a gente pensa não... dá uma olhada:

http://www.youtube.com/watch?v=78ZTSbNErJI

Bjks
http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br

Carolina Barbosa on 24 de outubro de 2012 às 23:17 disse...

Paula, que bom que vc gostou! Pois é a água filtrada é mesmo o ideal. Obrigada pela visita :a Beijos!


CarolCanal, vou lá participar sim! Eu tbm só tomo banho de água morna ou quente, fiz o post para explicar e esclarecer mas amo uma água quentinha! haha Obrigada pela visita :a Beijos!!!


Julyana, pois é! Obrigada pela visita :a Beijos!!

Amanda, Nossa to boba! Água deionizada de osmose reversa, ta podendo hein! Volta aqui para contar sim, até eu fiquei curiosa! haha Beijos e obrigada pela visita :a



Lu, pois éem algumas regiões é muito bom ter o filtro...Deve ser luxo né?! Obrigada pela visita :a Beijos


Elaine, pois é eu já vi salão chique que enxágua com água mineral acredita? E na verdade é algo dispensável...Obrigada pela visita :a Beijos


Paula- Dicas para cabelos por Paula, Que bom que gostou! Obrigada pela visita :a Beijos!


Vanessa, nossa á água ai deve ser bem dura mesmo!Eu já vi uns filtros para chuveiros bem simples e baratos, custam de 65 a 120 mais ou menos e valem a pena.No frio eu tbm não resisto e tomo banho quente, eu adoro água quente! Beijos e obrigada pela visita :a


Erika, Vou ver o vídeo sim, pode deixar e obrigada pela dica e pela visita :a Beijos!!

Moema Vianna on 24 de outubro de 2012 às 23:59 disse...

Adorei a matéria!
Sempre tive muitas dúvidas de como a água dever
ser *_*

bjos

Fefa on 25 de outubro de 2012 às 09:26 disse...

Carolzinha,

Menina, essa da água mineral foi uma novidade (e ótima) pra mim, pq sempre achei um exagero, mas não tinha embasamento para argumentar essa minha opinião. kkkkk E sim, vc tem razão, tem muito lugar chique que cisma em fazer isso.

Adorei. Juro que vou tentar diminuir a temperatura do meu banho, pelo menos qdo estiver lavando os cabelos...=D

E vou responder o seu comentário anterior (rs, olha como sou bagunceira kkkk):
Sério que a rescue deixa seu cabelo molinho? que dádiva! A q10 deve fazer o mesmo, pq a reação que tive foi bem similar, tanto que vou intercalar entre uma e outra. Olha eu usei o spray essa semana, mas acho que exagerei e passei muito...kkkk OMG. Mas mesmo com o cabelo mais pesado por causa disso, achei que ele protegeu e deu uma ondulação tão bonita. E ficou mais encorpado. Só que terei que usar de novo para dar uma opinião mais fiel, pq com exagero não dá né? rs. Mas uma coisa que percebi é q o spray não tem colágeno, só a máscara. O spray tem queratina e pantenol. Será que estou demente? Vou fazer assim, junto com as fotos que tenho que mandar do kit matrix, vou mandar as fotos da fórmula do spray e da máscara pra vc ver. Depois vc me conta o que achou!

Bjooooo

Unknown on 25 de outubro de 2012 às 12:36 disse...

Passei aqui pra retribuir a visita lá no meu blog , bjs
http://quimicadoscabelos.blogspot.com.br

Carolina Barbosa on 25 de outubro de 2012 às 21:43 disse...

Moema, que bom que gostou! Esse assunto gera muitas dúvidas mesmo! Obrigada pela visita :a Beijos

Fefa, tbma cho usar água mineral um exagero, mas quanto a água quente, eu tento eu juro que tento...Mas não consigo...A repair rescue deixa meu cabelo molinho sim, inclusive ontem eu escrevi a resenha dela e falei sobre isso, acho que vou comprar só a máscara já que a o spray não tem colágeno...Mas fefa a minha versão da repair rescue é mais antiga que a sua eu acho, e manda fotos da sua? Por isso a diferença...Obrigada pela visita :a Beijos!

Julyana, obrigada por vir :a Beijos
Eu respondi seu email!

Unknown on 25 de outubro de 2012 às 22:29 disse...

Enxaguei meu cabelo com água deionizada no aparelho osmose reversa (química e microbiologicamente pura) e não vi diferença nenhuma. :/

Deinha on 26 de outubro de 2012 às 00:41 disse...

Interessante,adorei a resenha ( como sempre)Carolzita sempre arrasa. Minha água é de poço artesiano, será que é boa Carol?? Beijos linda!!

Carolina Barbosa on 26 de outubro de 2012 às 03:03 disse...

Amanda, Sério? Nem um brilhozinho a mais? que pena...Beijos e obrigada pela visita :a


Deinha, Geralmente água de poço é um pouco mais dura, mas nem sempre é tão dura a ponto de prejudicar muito os fios, em alguns lugares é muito dura e ai prejudica os fios sim. Minha cunhada, morou na Europa e lá a água é mais dura, ela reclamava bastante, até que comprou um filtro para chuveiro, o cabelo dela mudou... faça um teste um dia, quem sabe o dia que vc for na casa de uma amiga ou familiar que não use poço, ai vc lava os cabelos lá e vê se tem alguma diferença efetiva. Obrigada pela visita :a Beijos!!

Diana Lee on 27 de outubro de 2012 às 00:04 disse...

Carol,

Adorei o post, muito esclarecedor. Eu uso água em temperatura normal, não tenho chuveiro térmico em casa, acho então que minha hidratação poderia ser mais potencializada de, pelo menos no início eu lavasse com água morna :b

Carolina Barbosa on 27 de outubro de 2012 às 00:30 disse...

Diana, menina como vc consegue? Agua fria? Eu passo mal,hahaha. Mas eu tenho amigos que só tomam banho de água fria...Diana tenta fazer o teste esquenta água e lava os cabelos, vai ver na prática nem faz tanta diferença assim...Obrigada pela visita :a Beijios!

Anônimo disse...

Oi Carol gostaria de saber se lagum shamppo da choque termico??

Unknown on 12 de dezembro de 2018 às 17:16 disse...

Água de poço artesiano acaba com o cabelo?

Unknown on 30 de julho de 2021 às 17:40 disse...

Amei a dica ja to colocando um galão de agua no dispenser dr agua desmineralizada aqui da oficina pra levar pra casa, mal sabia que essa agua era boa pro cabelo tem dias que vaza litros dessa aqua aqui na oficina e a boba perdendo, ja vou lavar os cabelos hj mesmo haha

Postar um comentário

 

Química dos Cabelos Adaptação Cakes Hill