Um pouco mais sobre cronograma capilar....

- 8/22/2012

     Oi gente, tudo bem?

      Hoje eu vou falar um pouco mais sobre cronograma capilar, mas especificamente vou falar sobre aquelas máscaras difíceis de serem classificadas. E que geram muitas duvidas...



        Eu fiz um post sobre o que é cronograma e como classificar as máscaras aqui. Só que existem as exceções e é sobre elas que vou falar,  lá no cronograma várias pessoas postam fotos de seus produtos e nos pedem ajuda para classificar, então nós usamos aquelas “regras” de classificação.

       Acontece que existem exceções, afinal cada cabelo é um cabelo, muitas vezes as máscaras tem comportamento e funções diferentes em cabelos distintos.

        Por exemplo, a Absolut Repair da L’Oreal (resenha aqui), se analisarmos a composição dela fica claro perceber que essa máscara não possui  queratina, aliás o principal ativo dela é a Ceramidas patenteada pela própria L’Oreal. 

        Mas se essa máscara não possui queratina, porque tanta gente a classifica como sendo Reconstrução? 

        Simples, cada cabelo é um cabelo, e algumas pessoas sentem efeito de reconstrução quando usam essa máscara. A Lucy do Produtinhos no cabelo Classifica ela como reconstrução. Diferentemente de mim que a classifico como Nutrição, porque nos meus fios ela tem esse efeito de nutrição.
(Nesse post aqui a Diana do Help dos Cabelos ensina o efeito de cada fase do cronograma nos cabelos. Leiam esse post  é muito importante conhecer o efeito de cada fase no cabelo)

        Outra dúvida muito comum é se a máscara é nutritiva ou Hidratante. Como já sabemos, hidratação é reposição hídrica e isso significa tanto repor a água perdida, como também fazer com que a água fique no fio.
         Alguns compostos como o pantenol(falei sobre ele aqui), por exemplo, se ligam a água e fazem com que ela fique retida nos fios. 

         A maioria das máscaras nutritivas que já usei também são hidratantes, na verdade quase toda nutrição também é uma hidratação, pois muitas máscaras nutritivas também possuem ingredientes hidratantes.

         Porém com isso surgem muitas dúvidas. E agora classifico ela como nutrição ou como hidratação? 

         O primeiro passo é ver a composição, veja quais tipos de ativos a máscara contém, e então faça uma pré classificação, entre hidratante ou nutritiva. Segundo passo, use a máscara, pois só assim poderemos ter certeza do efeito dela.
         Quando eu uso uma máscara que contenha óleos e manteigas e sinto meu cabelo hidratado também, eu a classifico como Nutrição, mas uma nutrição hidratante. Exemplo claro desse caso é a Joico moisture recovery(resenha aqui), meu cabelo fica super macio e hidratado, mas ao mesmo tempo sinto ele muito nutrido, mais encorpado.

         Ou seja, nutrição e hidratação em um produto só.

         Agora quando uso uma máscara que contém óleo e manteigas  mas o efeito dela no meu cabelo é hidratante eu a classifico como apenas hidratante. Pois nesse caso o efeito da nutrição foi baixo ou quase nulo, e só o que percebemos é o cabelo hidratado. Um exemplo desse caso é a Relaxima da Matrix( resenha aqui), ela contém Manteiga de karité, mas para mim ela funciona apenas como hidratação, porém para outras pessoas ela funciona como Nutrição.

       Cada cabelo é uma sentença.

       A indústria de cosméticos capilares tenta cada vez mais por várias funções dentro de um único produto. A última máscara Bafônica da Joico, por exemplo, a Joico k-pak revitaluxe, eu nunca usei, mas já vi pessoas dizendo que reconstrói e nutre ao mesmo tempo, obviamente a função principal dessa máscara é reconstrução, mas digamos que de bônus ela também nutre.

         Quis fazer esse post pois muitas vezes lá no crono vemos algumas meninas dizendo:  A máscara ‘’X’’ é apenas Hidratante, com certeza absoluta”. Aí uma pessoa outra pessoa que tem a mesma máscara acha que é Nutrição, e dá um nó louco nas nossas cabeças. Hahahaha

         Espero ter esclarecidos algumas dúvidas com esse post, é importante que vocês saibam que as “regras” para classificação dos produtos não são absolutas. Elas funcionam como um norte, um guia mesmo, de uma maneira geral, para que possamos ter uma ideia da função do produto, mas muitas vezes somos surpreendidos, o que é normal, pois possuímos cabelos diferentes.

      A classificação continua a mesma, eu não fiz o post pra dizer que ela não é válida, não é isso. O post é para explicar que existem exceções, e que existem diferentes cabelos, e principalmente para abrir nossa mente.

      Muitas vezes temos em mente  uma coisa, como por exemplo que para ser reconstrução tem ter queratina, e quando vemos alguém dizer que a absolut repair é reconstrução, achamos errado, mas não é assim que as coisas são. Cada cabelo é uma sentença, e a Absolut é sim reconstrução para algumas pessoas.

       Sei que algumas dúvidas irão surgir, isso é normal por isso qualquer coisa é só perguntar aqui nos comentários. Essa é a minha opinião  sei que algumas pessoas vão discordar, mas eu respeito isso. 

O Felipe Ursini meu amigo do blog BeautynRoll, deu a opinião dele sobre o assunto e eu tomei a liberdade de postar ela aqui para vocês:

Gostaria de salientar que no caso da Absolut Repair da L'oreal, ela é baseada (e creio eu cheia) nas ceramidas, no caso, a bio-ceramida patenteada pela própria. Como já dito aqui neste post, as ceramidas são lipídeos, lipídeos agem nas cutículas, o que age nas cutículas é nutrição. Então, um cabelo que não quebra, não precisa de fato de uma forte reconstrução, então um cabelo desse ao utilizar a Absolut Repair ficaria levemente encorpado e com um certo peso. Isso não seria efeito de reconstrução, e sim efeito de reestruturação das cutículas capilares.



           Obrigada a todos vocês, beijos e até a próxima!

20 comentários:

Unknown on 22 de agosto de 2012 às 11:41 disse...

Legal Carol, de fato tem máscara que deixa agente confusa isso acontece ainda mais com quem tem pouco tem de crono com eu, mas ainda bem tem você e as meninas e meninos la grupo para ajudar e salvar para não falar besteira rsrsrsrs...

Bjos.

http://inlovecabelos.blogspot.com.br

Unknown on 22 de agosto de 2012 às 12:14 disse...

Mega explicativo, lindona!
E a ampla variedade de marcas e composições nos deixam mais malucas!
Como cabeleireira, no teste/comprova nem classifico mais, uso de acordo com a experiência com o produto X cliente.
Vou estar sempre por aqui,
bjim, Dé@

http://deabrasilcabelos.blogspot.com.br

Vamos Bonitas on 22 de agosto de 2012 às 12:28 disse...

E eu continuo aprendendo horrores com seus posts super explicativos..haha
Amei.
Beijos, Carolina.
=D

miss rosafucsia on 22 de agosto de 2012 às 16:36 disse...

mto bem explicado,linda,amei a postagem,como sempre,aprendo mto com você,bjs

Unknown on 22 de agosto de 2012 às 22:54 disse...

Oii Carol passando para avisar que tem um selinho lá no blog para vc.

Bjoss flor.

http://inlovecabelos.blogspot.com.br/2012/08/selinho-novo-obaaaa.html

Fefa on 23 de agosto de 2012 às 11:18 disse...

E essa absolut é uma polêmica mesmo! ahaha
Eu não pretendo investir mais nela, só que no meu cabelo tbm senti o efeito nutrição.

E, realmente, isso confunde a nossa cabeça, o ideal é ver como reage em cada cabelo, ou até melhor em outras palavras: em cada momento do cabelo. Pode ser que o cabelo hoje receba a máscara como reparação, como reconstrução e com o tempo esse efeito se resuma em uma nutrição, como é o caso das máscaras que reconstroem e nutrem ao mesmo tempo. Cada pessoa deve analisar a necessidade do seu cabelo.

Um detalhe importante, que já li na Diana e na Lucy, é que temos que ter consciência do que o cabelo precisa de fato. Não adianta comprar a melhor máscara reconstrutora do mercado se o cabelo não precisa de uma reconstrução power, acaba sendo dinheiro jogado fora e pior, o efeito no cabelo não vai ser conforme o esperado e a pessoa acaba achando o produto ruim.

Carol (já estou íntima rs), fiquei confusa com uma coisa, me ajuda: a máscara da real control é mesmo nutritiva, certo? - falei que não queria ela, mas estou pensando...entre ela e a da Joico...ai dúvida!!! - eu adoro nutrições! rs

Bjs e como sempre, seu post arrasaaaaaaaaaaaaa

Carolina Barbosa on 23 de agosto de 2012 às 11:43 disse...

Ellen, ter dúvidas é completamente normal, eu me confundo tbm. Obrigada pela visita e pelo selinho, vou lá no blog pegar! Beijos

Andréa, realmente poder testar os produtos em diferentes cabelos é bem melhor...Obrigada pela visita


Elaine, A sua fofa, obrigada pela visita!

Miss rosafucsia, obrigada pela visita!

Fefa, eu levei tempo para descobrir o quanto a absolut é importante nos meus cabelos, a Diana lee que me ensinou, só a absolut resolve minha quebra...E com certeza precisamos respeitar a necessidade dos nossos cabelos...
A real control é sim nutrição, mas qual da joico vc está em dúvida? a moisture recovery?? Pode chamar de Carol sim!!! E vc já é íntima! hahaha Beijos e obrigada!

josy dias on 23 de agosto de 2012 às 16:53 disse...

Puxa, Carol, aprendendo e aprendendo com seus posts!!!!A prática nos ensina a conhecer os nossos lindos cabelos, né!!!! Bjos!!! josy :c

Giulia Puppim on 23 de agosto de 2012 às 17:06 disse...

Post MARAVILHOSO!
Amei! Segui suas dicas e batizei um creme meu pra hidratá-lo mais e ficou lindo!

By Lisie Art's on 23 de agosto de 2012 às 17:36 disse...

ainda bem que os nós estão n cabeça e não nos cabelos!!!hahahahah ,muito boa a explicação !!

Fefa on 23 de agosto de 2012 às 19:12 disse...

Carol, sim eu estou namorando a moisture recovery e sei que vc e a Diana Lee são totalmente partidárias dela! ahahaha

A Diana realmente matou a charada qto a absolut: ela é essencial para quem faz progressiva (não sei se é o seu caso), mas no meu cabelo, outras respondem melhor que ela. Mas eu não nego o seu poder, nem poderia, até pq namoro uma da lorea: a force vector faz tempo! rs (além de colágeno, eu amo geléia real! rs).

Qual Carol, joico moisture ou redken real control? dúvida cruel...pode as duas? ahahahaha

Carolina Barbosa on 23 de agosto de 2012 às 19:57 disse...

Josy, obrigada pela visita!

Giulia, que bom que gostou, obrigada pela visita!

By lisie, pois é né cabelo com nó ngm merece, hahaha, obrigada pela visita!

Fefa eu faço progressiva sim, por isso a absolut é vital pra mim! E com certeza escolha MOISTURE RECOVERY" é a minha favorita! Beijos

Fefa on 23 de agosto de 2012 às 20:37 disse...

Carol, anotado! Vc e Di, não tenho como negar!!! ahahha

Carolina Barbosa on 11 de janeiro de 2013 às 14:22 disse...

Fefa, obrigada!!!

Unknown on 16 de outubro de 2013 às 22:52 disse...

gostei,mais faltou uma explicação mais clara sobre ativos de uma mascara que diferencia ,ela dos hidratantes .Entendi quando disse e explicou que fazem da mascar um hidratante mas na verdade amiga ,coloca para nós um post só de ativos e ,específicos para uma verdadeira mascara para fios de cabelos ok ,estarei esperando ai mostrarei para meus alunos aqui ,obrigado.

Claudia loops on 2 de abril de 2014 às 16:15 disse...

ola Carol, adorei suas explicações eu estou na pesquisa para comprar as 3 mascaras H.N.R, a escolha ficou H: marocainoil tampa marrom, N:moisture recovery, R: (duvida entre) fiberceutic e marocainoil tampa laranja, Gostaria muito da sua opnião please ;) tenho cabelo enrolado, com tintura e progressiva, a escolha esta certa ? obrigada

val on 29 de setembro de 2015 às 22:57 disse...

olha, a meu ver o que determina se a máscara é de hidratação, nutrição ou reconstrução são o componentes que a constituem. Uma máscara de nutrição é constituída de proteínas, aminoácidos, etc. Não acho que avaliar o efeito, a textura que a máscara proporciona no cabelo seja algo preciso para determinar a finalidade do produto

val on 29 de setembro de 2015 às 22:59 disse...

olha, a meu ver o que determina se a máscara é de hidratação, nutrição ou reconstrução são o componentes que a constituem. Uma máscara de nutrição é constituída de proteínas, aminoácidos, etc. Não acho que avaliar o efeito, a textura que a máscara proporciona no cabelo seja algo preciso para determinar a finalidade do produto

Unknown on 28 de abril de 2017 às 17:28 disse...

A finalidade reconstrutora da absolut repair está no próprio rótulo da embalagem. E não é só queratina que reconstrói o cabelo. A queratina apenas é uma proteína do cabelo.
Acho que ficar gastando dinheiro com produtinhos por aí não dá certo. Assim como quando estamos com problema de saúde procuramos um médico temos que procurar um dermatologista tricologista quando estamos com problemas nos fios do cabelo. Podem mandar fazer fórmulas específicas para o problema de cada um sem precisar gastar , gastar e gastar....e muitas vezes acaba-se jogando o dinheiro fora.

Unknown on 28 de abril de 2017 às 17:28 disse...

A finalidade reconstrutora da absolut repair está no próprio rótulo da embalagem. E não é só queratina que reconstrói o cabelo. A queratina apenas é uma proteína do cabelo.
Acho que ficar gastando dinheiro com produtinhos por aí não dá certo. Assim como quando estamos com problema de saúde procuramos um médico temos que procurar um dermatologista tricologista quando estamos com problemas nos fios do cabelo. Podem mandar fazer fórmulas específicas para o problema de cada um sem precisar gastar , gastar e gastar....e muitas vezes acaba-se jogando o dinheiro fora.

Postar um comentário

 

Química dos Cabelos Adaptação Cakes Hill