Silicones...

- 8/29/2012

Oi gente tudo certo?!

Hoje vou falar sobre um assunto polêmico...

Silicones.



Os silicones são muito utilizados em cosméticos, mas ultimamente tenho notado que muitas pessoas estão evitando os silicones, e quando as questiono muitas dizem: “eu evito silicones, mas não sei o porquê, ouvi dizer isso e ouvi dizer aquilo outro”. Esse post não é pra dizer se silicones são bons ou ruins, se você deve usa-los ou não, é apenas para mostrar o que eles são e o papel deles nas formulações cosméticas, espero que cada um tire suas próprias conclusões a respeito do uso deles.
Então vamos lá!
Silicones são polímeros, derivados da sílica, mas precisamente do quartzo (areia também é um tipo de sílica) cuja sua estrutura mais básica é formada por silício e oxigênio. Ligados a outros componentes esses polímeros formam cadeias químicas inertes, inodoras, insípidas e incolores que podem resistir a altas temperaturas e a ação de agentes oxidantes.
Estão presentes no nosso cotidiano na forma de borrachas, fluidos, emulsões, graxas e etc. Dentre as qualidades dos silicones estão, longevidade, permeabilidade e elasticidade.

Silicones em cosméticos:

Silicones são amplamente usados em cosméticos, tanto capilares quanto produtos para a pele. Os fluidos de silicones possuem grande inércia química e boa aderência a pele, por isso são usados em loções e pomadas, eles servem tanto como fluidos para bases de aplicações como também funcionam como aditivos, assim como os óleos minerais, eles possuem capacidade de espalhar-se sobre a apele, contudo os silicones possuem a vantagem de formar uma película fina e de toque seco. Esses benefícios ocorrem por conta da estrutura das cadeias, as cadeias poliméricas são independentes uma das outras, logo quando aplicadas sobre a pele/cabelos elas deslizam uma sobre as outras, permanecendo sobre a pele apenas uma camada. Já os óleos minerais permanecem colados uns nos outros, numa película uniforme que confere um toque gorduroso/pegajoso.

Compostos de silicones são utilizados em uma gama de produtos capilares, shampoos, condicionadores, máscaras de tratamento, finalizadores, colorações, etc. Conferem propriedades como brilho, facilidade no pentear e diminuição no frizz. Quando incorporados aos cremes, eles facilitam a emoliência na aplicação e prolongam o efeito de proteção da pele/cabelos sem deixar aspecto oleoso. Eles diminuem a sensação pegajosa deixada pela glicerina, e também diminuem a sensação de oleosidade quando associados a outras ceras e óleos. Além de melhorar o sensorial dos produtos, eles doam espalhabilidade, brilho, etc.



Como sabemos os nossos fios são compostos basicamente por queratina, o cabelo sofre muitas agressões, químicas e físicas que causam danos a essa estrutura dos fios, esse danos dificultam muito a penteabilidade tanto com os cabelos úmidos, como secos. Os silicones facilitam e muito a penteabilidade dos fios a úmido e a seco.

Uma das principais funções dos silicones é a proteção térmica, justamente pela resistência que eles possuem ao calor, eles conferem proteção térmica aos cabelos, graças ao filme que formam nos fios eles os protegem das agressões causadas pelo calor da chapinha e secador.


Famílias de silicones e suas funções
Quando associados a outros grupos químicos, os silicones formam uma variedade de “famílias” ou “grupos”.

Os dimeticones, são hidrofóbicos, ou seja, não interagem com á água, sendo assim eles forma uma barreira protetora na pele e nos cabelos, que impede a perda água, auxiliando assim na manutenção da hidratação.
Em condicionadores os dimeticones  fornecidos na forma de fluidos ou emulsões melhoram a penteabilidade a seco, e a úmido.

Os amodimeticones ajudam a manter a coloração por mais tempo, e são utilizados em produtos para cabelos danificados, pois conferem um sensorial sedoso aos cabelos.

Os ciclometicones possuem baixo peso molecular e são mais voláteis, e por isso deixam menos resíduos na pele e nos cabelos. E podem ser usados também como solventes para outros silicones de maior peso molecular.




Esse texto acima eu escrevi, baseados em estudos da área sobre silicones, agora irei compartilhar com vocês minha humilde opinião, baseada na minha experiência no uso dos silicones.


         O silicone possui sim um papel muito importante. A proteção ao calor é essencial para quem faz o uso constante de secador e chapinha, o filme que ele forma nos fios e impede a perda de água auxilia na manutenção da hidratação. O fato de facilitar o pentear é algo que parece bobo mas não é, o pentear  “fácil’ , “macio” evita a quebra dos fios, se não fossem os silicones o cabelo sofreria uma tensão muito grande e poderia se partir com mais facilidade. E o brilho quem aí não gosta de um cabelo com brilho??

O silicone em si não trata o cabelo, mas auxilia no tratamento, em conjunto com outros componentes ele faz muito pelos nossos fios sim. E com isso deixo aqui um recado, que não devemos analisar as funções de um componente separadamente, pois em cosméticos eles nunca agem sozinhos, há sempre a influência de um ativo sobre o outro.
Enfim eu uso silicones sim, minhas máscaras favoritas possuem silicones e não pretendo deixar de usa-las, uma vez vi uma frase de uma menina do cronograma capilar que era assim: “não precisa se jogar numa piscina de silicones. Mas se sua máscara favorita contém silicones qual o problema?” Eu penso assim!  Sei que muitas pessoas adeptas a técnica do low/no poo evitam silicones ou pelo menos procuram produtos com silicones solúveis, mas isso é já outra história...

Bom, quero ouvir a opinião de vocês! Usam silicones ou não? Gostam ou não?? Deixem nos comentários!

Obrigada a todos vocês, beijos e até a próxima!

35 comentários:

Anônimo disse...

Uso e gosto! Até as melhores marcas os usam...

Unknown on 29 de agosto de 2012 às 10:45 disse...

Ótima explicação, como sempre né Carol!
Explica da melhor maneira!!!
Adoro!

Bjokas

Mulher sem Photoshop on 29 de agosto de 2012 às 11:09 disse...

Carol,

não tem jeito de fugir, os silicones estão em muitos produtos! E eu vou te falar a verdade: eu não ligo não, acho que o resultado é muito bom...

Bjo!

Lu

Lucy Viana on 29 de agosto de 2012 às 11:32 disse...

É verdade Carol, a maioria da quebra do fio é devido a tração da escova no cabelo, sem um óleo para amaciar a cuticula e proteger ia ser difícil né? Mas as cacheadas não usam escovas e chapinha, to procurando entender a razão de algumas pessoas não usarem o silicone (no caso mais as cacheadas).

Eu acho indispensável, visto a camada protetora que ele faz no fio, se tem na mascara é bom, se tem no shampoo também... E óleo então!! Não vivo sem!!

Beijos
Lu

miss m on 29 de agosto de 2012 às 12:07 disse...

Eu penso om esmo q vc. Aliás, acho errado demonizar algum ingrediente a n ser q seja comprovado q ele trás algum dano á saude.De resto, n dá para taxar de ruim o produto só pq ele tem isso ou aquilo na composição.O desempenho do produto em si q vai dizer isso.

Fefa on 29 de agosto de 2012 às 13:24 disse...

Carol, devo confessar: durante um tempo fiquei na neurose de não usar silicone e dei uma de louca, procurando comprar produtos silicone free. Mas sabe que com o tempo, senti que meu cabelo precisava deles e hj lendo seu post entendo o real motivo.

Hj, eu faço uma média, é como vc escreveu: não vou mergulhar no silicone, mas usarei sim se ele estiver presente em um produto que faz bem ao meu cabelo. O mesmo eu tento fazer com a parafina/óleo mineral/petrolatum, neste caso pq eles pesam nos meus fios, então procuro intercalar produtos e tenho visto bons resultados.

Mas seu post, realmente me ajudou muito! =D

bjs

Beleza é ser Mulher on 29 de agosto de 2012 às 13:37 disse...

Obrigada amiga vc acabou de tirar uma dúvida que eu tinha.
Beijos
http://belezaesermulher.blogspot.com.br/

Vamos Bonitas on 29 de agosto de 2012 às 14:02 disse...

Realmente...nada em excesso faz bem.
Uso silicones sim..e na verdade nunca me preocupei com isso..pesquisando algumas coisas sobre o assunto recentemente não achei que deveria parar de uilizar...enfim, ótimo post, Carol.

Viviane on 29 de agosto de 2012 às 17:09 disse...

Excesso não faz bem nem de água que tomamos.
Adorei seu blog, já estou seguindo...
Venha conhecer o meu tb...
www.israelcompras.com
Bjks
Vivi

Deinha on 29 de agosto de 2012 às 19:06 disse...

Adorei Carol,eu como a Fefa falou tb tive minha época de nóia com os silicones, mas hj sou mais tranquila em relação a isso, pois os silicones nunca estragaram meu cabelo, o que realmente estragou foram as químicas pesadas e incompatíveis que usei ao longo do tempo. Beijos

Deinha Loreto

Nathália Aguiar on 29 de agosto de 2012 às 19:41 disse...

Post PERFEITO ! `Parabéns ...

USO e nunca tive nenhuma neura !!!

Amei ....xD beijocas

Fefa on 29 de agosto de 2012 às 23:13 disse...

Deinha, eu notei o mesmo...fazia progressiva e a culpa era do silicone??? aff...

Diana Lee on 29 de agosto de 2012 às 23:38 disse...

Adorei, Carol.

Sempre falo que o silicone é necessário, e uma leitora certa vez me disse exatamente o que você falou: que eles são aliados no tratamento e responsáveis pelo bom desempenho de vários produtos.
Nem sei o que seria de mim nos dias chuvosos sem eles. rsrssr

Bjo!

Karina Viega on 30 de agosto de 2012 às 04:59 disse...

Carol, excelente matéria!
Gostei MEEESMO!!!!

Muita gente também me indaga a respeito dos silicones, da "proibição" dos mesmos para No/Low Poo etc.

Flores, silicones NÃO são vilões!!! rsrs

Na realidade, não há proibição extrema de silicones para quem segue a técnica Low Poo.
O Cocamidopropyl Betaine presente na maioria dos shampoos sulfate Free consegue "quebrar" as moléculas de silicones.
É claro que não com tanta eficiência quanto os sulfactantes...

Esta questão Silicone Bom ou Mal ao meu ver é Non Sense.
Olha que estou segundo a Rotina No/Low! rs

Lorraine Massey no Livro Curly Girl condenou os silicones, pois, quando ela escreveu, ainda não havia shanpoos sulfate free no mercado. Logo, a lavagem apenas com o condicionador (co-wash) não seria suficiente para remover os resíduos de silicones.

Entretanto, agora ela mesmo lançou um produto Sulfate Free com Cocamidopropyl Betaine (o Low poo Deva)!
E mesmo assim o "medo do silicone" permanece... rs.

Certamente sua matéria ajudou nesta "desmistificação" ^.~

Beijos no coração.

Carolina Barbosa on 30 de agosto de 2012 às 12:03 disse...

Mypencil2b, realmente muitas marcas caras e boas usam silicones, obrigada pela visita :a

Liia, obrigada Liia :a

Lu, é não dá pra fugir dos silicones mesmo, e eu nem quero haha, obrigada pela visita

Lucy, concordo o cabelo quebraria com mais facilidade se não fossem os silicones...Obrigada pela visita :a

Miss m, concordo não gosto dessa coisa de demonizar ingredientes, temos que ver o desempenho do produto como um todo, obrigada pela visita :a

Fefa, fico feliz que o post tenha ajudado, muitas vezes não usamos um produto e nem sabemos o motivo...o óleo mineral realmente pesa mais que os silicones. Obrigada pela visita :a

Priscila, que bom que ajudei, obrigada pela visita :a

Elaine, que bom que tbm pesquisou sobre o assunto, obrigada pela visita :a

Viviane, obrigada pela visita irei conhecer seu blog sim :a

Deinha, Vc tocou num ponto importante as pessoas demonizam os silicones e usam várias quimicas nos cabelos e acham que está tudo bem...Obrigada pela visita :a

Nathália, obrigada pela visita :a

Diana, eu pensei em vc quando estava escrevendo o post, pois um dos primeiros posts sobre silicones que li foi no seu blog, tbm não sei o que seria de mim sem eles! Obrigada pela visita :a

Karina, obrigada pelo elogio, pois é né menina eu estava lendo sobre Cocamidopropyl Betaine e tbm sobre sarcosinas, esses 2 surfactantes te obtido um bom desempenho da retirada dos silicones, o que é ótimo para meninas que fazem low poo. Obrigada pela visita :a

Unknown on 30 de agosto de 2012 às 16:53 disse...

OI Carol...
Flor... sabe que eu não aboli os silicones da minha vida capilar não...
sempre que uso sinto "N" beneficios...
Beijinhos
Pathy

Miguel de Biaso on 30 de agosto de 2012 às 23:31 disse...

Seu post foi tão perfeito que eu até me arrepiei, sério, haha.
=D
Tem gente que acha que o fato de um silicone ser hidrofóbico vai impedir que o a água entre no fio ou que o silicone impeça a absorção de ativos.

Anônimo disse...

Carol como sempre arrasando nos posts hein .. adorei, esse post vai ficar no meu favoritos.
Então.. sempre usei produtos a base de silicones sem preconceito algum e gosto bastante, e depois de ler todos esse benficios do silicone para os cabelos ele vai continuar sendo produtos-chave no meu cronograama capilar.
Bjs, Monna

Camila on 8 de setembro de 2012 às 18:08 disse...

Os silicones não são biodegradáveis. Toda vez que vc toma banho, está poluindo o planeta. Esse é o grande problema dessas substâncias.

Professora Elaine - História on 24 de janeiro de 2013 às 14:21 disse...

Passar como reparador de pontas, acho que deixa minhas pontas duras, no creme acho q não teve efeito ruim, só procuro produtos sem silicones pq todo mundo diz q é ruim ..rs

Professora Elaine - História on 24 de janeiro de 2013 às 14:27 disse...

Você podia fazer um post sobre aqueles outros componentes, que falam que não pode ter nos produtos, tipo: parafina, óleo mineral, vaselina liquida, petrolato. Porque a gente vai lendo e acompanhando e nem sabe muito bem porque.... Bjs

Unknown on 7 de maio de 2013 às 23:19 disse...

Olá Carolina, sou nova no blog, adorei esse post, seguindo!!
Eu uso também produtos com silicone e não tenho nada contra, a maioria dos produtos contém silicone!
Beijos!

Vem visitar meu blog e participar do meu 1° sorteio:
http://umpoucodemim-oficial.blogspot.com.br/2013/05/1-sorteio-kit-gota-dourada.html

Unknown on 11 de maio de 2013 às 17:12 disse...

PARABÉNS!!!! Uma matéria muito esclarecedora. Nunca me interessei muito em saber sobre os componentes dos produtos que utilizamos na nossa rotina diária. Porem, meu cabelo está a precisar de uma atenção especial e fui a procura de solução na Internet e então percebi na quantidade de informação que eu não conhecia. Já li muito sobre o silicone que muitas dizem fazer mal aos nossos adorados fios. Os produtos que eu uso tem sim silicone, mas depois de ler o seu post, sou da opinião que os cabelos tem mais a ganhar com a sua utilização. Mas enfim, é só a minha humilde opinião.

Unknown on 4 de julho de 2013 às 19:58 disse...

Olá Carolina, foi muito bom ler esse teu post, comecei a usar shampoo sem sulfato a pouco tempo mas meu leave-in que adoro descobri que tem silicone, parabenos e tb tem Ammonium Laureth Sulfate e estava numa procura maluca por um bom leave-in liberado. Eu só continuo preocupada com esse Ammonium Laureth Sulfate, esse sim é prejedicial né? e é comum acha-lo em leave-in?

Agracedida!

Natalie Primo

Vânia Luz on 26 de setembro de 2013 às 13:59 disse...

Bom, existem marcas de cosmeticos que exageram na dosagem de silicones e isso eu não acho nem um pouco bom. Eu comprei uma mascara que veio sobrecarregada de silicones e óleo mineral, por último vieram os compostos que realmente tratamentam os fios...
Uma coisa que você esqueceu de explanar: uso excessivo de cosméticos com silicone sufocam os fios, e para alivia-los, até mesmo para que eles absorvam água e outros hdratantes, é necessario fazer a limpeza ultraprofunda de 15 em 15 ou sempre que for usar um creme de hidratação potente.

http://miscigenadamenteafro.blogspot.com.br/

Unknown on 28 de julho de 2014 às 12:46 disse...

Carol
AMEI sua explicação e seu blog!!!!
Realmente do jeito que eu gosto de estudar ^^
mas eu ainda tenho uma duvida a respeito dos silicones que não consegui tirar com a matéria.

Pretendo começar um tratamento de crescimento e alisamento capilar a base de óleos 100% vegetais. A minha questão é se o uso contínuo de silicones ( como no cronograma capilar que faço) pode criar uma película que impeça a penetração dos óleos?!
Com carinho
Priscilla Lacerda
Se puder, responde no pri@prilacerda.com
Obrigada
Beijo!💋 Beijo!💋

Camila on 4 de março de 2015 às 00:53 disse...

Oi! Parabéns pela matéria!

Com base em tudo o que já li até agora, não é que o silicone seja vilão. Muito pelo contrário, ele forma uma película que protege os fios e retém os tratamentos. O problema está no uso incorreto. Como ele encapa os fios, precisamos lavá-los bem, com shampoos bem detergentes, antes de fazer uma hidratação, nutrição ou reconstrução, senão o cabelo não absorve o tratamento feito.

Então, para quem faz a rotina low poo ou no poo, os silicones insolúveis em água se tornam vilões, pq não tem como lavá-los com condicionador ou shampoo sem sulfato.

Bjs!!

Unknown on 11 de março de 2015 às 14:20 disse...

MUITO BOM. NUNCA CONCORDEI QUE OS SILICONES E O PETROLATOs FOSSEM OS GRANDES VILÕES. ATÉ PORQUE SEMPRE USAMOS PRODUTOS COM ELES NA COMPOSIÇÃO E NINGUÉM NUNCA RECLAMOU, ATÉ QUE FOSSEM CONSIDERADOS VILÕES. MEU CABELO SUPERDETONOU COM QUÍMICA, DESCOLORAÇÃO FEITA EM CASA, PRA PIORAR. O QUE ME SALVOU FORAM AS HIDRATAÇÕES QUE MESMO POSSUINDO SILICONES E PARAFINA, CONTINHAM ATIVOS QUE ATENDIAM AS NECESSIDADES DOS MEUS CABELOS. O ASPECTO DO MEU CABELO MUDOU MUITO. POR ISSO NUNCA CONCORDEI QUE OS SILICONES E PARAFINA, FIZESSEM TÃO MAL AO CABELO. NO MEU CASO A PARAFINA PESA UM POUCO MEUS FIOS POR ISSO REVESO COM OUTROS PRODUTOS, MAS NADA QUE SEJA TÃO GRAVE. PARABÉNS LINDA! AMEI SEU BLOG!

Luiza Ribeiro on 31 de julho de 2015 às 10:52 disse...

Lu, imagino que seja uma questão parecida com o uso do low/no poo. Para meninas de cabelos cacheados ou com cabelos mto compridos, é mais difícil que o óleo natural consiga chegar as pontas dos cabelos, logo, há uma necessidade menor de shampoo aí (muito shampoo acabaria levando o pouco do óleo natural, que protege o cabelo). Usar produtos com silicone acaba exigindo pra essas meninas que se use uma quantidade maior de shampoo (já que o silicone precisa ter a tensão superficial cortada por aderir bem ao cabelo e ser apolar), o que faz-se perder também o óleo natural.

Bem, acho que foi isso sua pergunta...
Beijinhos de Lu para Lu :)

Unknown on 16 de fevereiro de 2016 às 11:56 disse...

Bom dia
Onde posso conseguir um fornecedor do silicone para produção de reparador de pontas?
Obrigado.
Pode enviar a resposta para meu e-mail?
picants@hotmail.com
Obrigado.

Unknown on 24 de agosto de 2016 às 18:12 disse...

Faço low poo e quem faz esta técnica usa produtos com silicones insolúveis ok! O que não usamos é sulfatos, parafina liquida e óleo mineral. Já quem faz no poo não usa silicones e nem os outros componentes que falei. Eles não usam shampoo e sim condicionadores que limpam.

Unknown on 20 de dezembro de 2016 às 11:45 disse...

Amei o texto, e concordo plenamente!

Unknown on 11 de abril de 2017 às 13:38 disse...

Extremamente esclarecedor seu post. Estou usando um finalizador a base de silicones, e , confesso estou amando.😘

pini on 5 de dezembro de 2017 às 16:09 disse...

(Sou cacheada 3B)Antes destas modas usava os ditos produtos proibidos e o meu cabelo era excelente. Desde que veio a moda do Low/no poo e até aderi ( porque o champô era vilão para mim) evitando isso tudo meu cabelo cai mais, parte mais e é uma guerra para o pentear. Andando a pesquisar melhor sobre se de facto são assim tão vilões deparo-me com esta matéria e concordo plenamente. O cabelo na minha opinião sem silicones fica muito mais quebradiço e dificil de pentear ou seja...qual do mal pior?! Afinal faz bem por um lado e perdemos mais cabelos por outro?? Acho que vou voltar aos silicones, sem dúvida...

Unknown on 28 de agosto de 2018 às 14:49 disse...

Caso vc resolva é simples
.lave os cabelos com shampoo com sulfato e depois sim faça a hum estação. Só lembrando que hidratação e outros tratamentos produtos devem ser liberados. .somente depois sim. O condicionador com silicone.

Postar um comentário

 

Química dos Cabelos Adaptação Cakes Hill